Conheça nosso blog
03Out
Mulher com as mãos no queixo demonstrando dúvida. Nesse artigo, conheça os pronomes demonstrativos em inglês.

O que são e como usar os pronomes demonstrativos em inglês?

Os pronomes demonstrativos são aqueles que indicam o lugar em que uma pessoa, objeto ou lugar se encontra. Ou seja, é a localização dos seres em relação às três pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª pessoa). Na língua inglesa, os chamados “demonstrative pronouns” seguem a mesma lógica. Basicamente, existem 4 pronomes demonstrativos em inglês que você deve conhecer: this, that, these e those. Aprenda como utilizá-los corretamente, a seguir.

Conheça os pronomes demonstrativos em inglês

Fundo amarelo e uma jovem segurando um balão de fala branco e com a outra mão apontando o dedo para cima, sinalizando que teve uma ideia. Veja como aplicar that, this, these e those, além de outros pronomes demonstrativos em inglês.

This

This é um pronome no singular utilizado para se referir a algo que está próximo da pessoa que fala. Em português, utilizamos o “este”, “esta” ou “isto”. Confira os exemplos:

  • “This is Juliana.” = Esta é a Juliana;
  • “This is my mother.” = Esta é a minha mãe.

These

These, assim como o this, é um dos pronomes demonstrativos em inglês que mostram objetos próximos. Em outras palavras, podemos dizer que é o plural de ‘this’, ou seja, refere-se a “estes” e “estas” em português. Veja:

  • “These houses.” = Estas casas;
  • “These are my siblings.” = Estes são os meus irmãos.

That

O that é um dos pronomes demonstrativos em inglês que se referem a algo que está longe da pessoa que fala. O that refere-se aos pronomes “aquele”, “aquela” ou “aquilo” em português. Exemplos:

  • “That is my father.” = Aquele é o meu pai;
  • “Is that your house?” = Aquela é a sua casa?

Those

O those é o plural de that, ou seja, também é utilizado para se referir a seres que estão longe. Em português, o termo pode ser “aqueles” ou “aquelas”. Veja:

  • “Those cars.” = Aqueles carros;
  • “Those are my shoes.” = Aqueles são os meus sapatos;
  • “Those are my friends.” = Aqueles são os meus amigos.

Bônus

Mulher jovem sentada com as pernas cruzadas em um fundo rosa, sinalizando que teve uma ideia genial. Conheça os pronomes demonstrativos em inglês!

Além de conhecer os pronomes demonstrativos em inglês, é necessário entender algo importante: os adjetivos não possuem gênero e número. Portanto, os demonstrativos utilizados com função de adjetivo, são os únicos que concordam em número com o substantivo que acompanham. Veja o exemplo para entender melhor:
“Those clothes are expensive.” = Aquelas roupas são caras.
Nesse caso, o pronome demonstrativo those concorda em número com o substantivo que o acompanha, ou seja, clothes. Enquanto isso, o adjetivo expensive permanece no singular, pois os adjetivos não possuem gênero nem número na língua inglesa.

Gostou do nosso artigo sobre pronomes demonstrativos em inglês? Então, não deixe de expandir seus conhecimentos. Confira os conteúdos exclusivos publicados no blog da English Exclusive!
Lá, já falamos sobre preposições em inglês, conectivos de contraste, voz passiva em inglês, intercâmbio estudantil e muito mais!

Posts RecentesCategoriasTags