Conheça nosso blog
12Fev
morar no exterior

Informações importantes para quem vai morar no exterior

Antes de realizar o sonho de morar no exterior, é necessário realizar um planejamento para não passar sufoco. Por exemplo, existem questões ligadas à documentação, parte financeira, escolha de destino e, claro, aprendizado do idioma de destino. Neste artigo, a English Exclusive descomplica o assunto e lista o que não pode ser deixado de lado. Atente-se às dicas abaixo, arrume a mala e boa viagem!

Acompanhe as informações importantes para quem vai morar no exterior

Pessoa que foi morar no exterior

Escolha do destino

Pode parecer fácil, mas saber onde exatamente morar no exterior é uma escolha que vai ditar o sucesso – ou estresse – da jornada. Morar em uma cultura diferente vai muito além dos cartões postais. Pesquise por localidades, leia opiniões oficiais e de moradores, mercado de trabalho, questões ligadas à educação e saúde, transporte público, custo de vida, etc. Sonhar em viver dias incríveis em Manhattan, por exemplo, é um sonho próximo. Agora, bancar isso tudo pode levar algum tempo de planejamento!

Comunicação à família

No início do processo de morar no exterior, converse com seus familiares e amigos mais próximos. Afinal, é uma mudança drástica na rotina que afeta diretamente o lado emocional. Trabalhar o psicológico neste momento é essencial para ter uma jornada mais tranquila.

Organização das dívidas e bens

Não vá morar no exterior deixando dívidas no Brasil. Dependendo do caso, a burocracia impede até de voltar ao país futuramente – ou sair dele. Portanto, para evitar problemas na imigração, limpe seu nome e viaje com a cabeça em paz. Outro processo importante é destinar seus bens materiais aos lugares certos para que não fiquem no Brasil acumulando poeira.

Poupança do dinheiro e troca da moeda

Você vai morar no exterior para trabalhar? Ou estudar? Ou apenas tirar um tempo para meditar? Seja lá qual for o motivo, é necessário guardar dinheiro desde o Brasil, mesmo com propostas já fechadas. Na pesquisa pelo destino, anote os dados relacionados ao custo de vida (isso pode ser realizado por meio do Numbeo) e acrescente, no mínimo, 20% para margem de segurança. Aqui, entra a tabulação de valores de aluguel, locomoção, alimentação, lazer e o padrão de vida em geral que pretende ter. Depois, escolha uma casa de câmbio de confiança para trocar para a moeda local.

Documentação necessária

Normalmente, para embarcar você precisará do passaporte, passagens aéreas, visto, comprovante de hospedagem, extratos bancários, seguro viagem, carteira de vacinação e o certificado internacional, título de eleitor, certidões (nascimento e casamento), carteira de habilitação e a Permissão Internacional para Dirigir, RG e CPF. Pode ser necessário, dependendo do propósito, os documentos acadêmicos.

Saúde

Cuidar da saúde antes de embarcar na aventura de morar no exterior é essencial e intransferível. Não deixe nenhuma lacuna não preenchida. Faça check-up antes da viagem e certifique-se de que está tudo em perfeito estado. Outros exames possíveis: avaliações odontológicas, oftalmológicas, exames de rotina no ginecologista, etc. Reúna os resultados, faça um seguro de vida e boa viagem!

Domínio do idioma

Agora, independentemente do país de destino, principalmente se for Estados Unidos, Canadá ou Reino Unido, é preciso ter domínio na língua inglesa. E para resolver isso você pode se matricular em um curso particular de inglês com planos de aulas adaptados às necessidades de cada aluno. Conte com a English Exclusive!

Oferecemos aulas particulares, aulas em grupo, aulas virtuais, aulas de conversação, survival pack e todo suporte necessário para morar no exterior sem passar sufoco na comunicação!

 

 

Posts RecentesCategoriasTags