Conheça nosso blog
30Out
exames de proficiência em inglês

Conheça os principais exames de proficiência em inglês

Os exames de proficiência em inglês são testes feitos por pessoas que desejam ingressar em universidades ou empresas estrangeiras. Se você deseja morar, trabalhar ou estudar no exterior, obter a certificação do domínio do inglês é essencial. Existem diversas opções de certificados para atender a objetivos e benefícios específicos de cada pessoa. As provas avaliam as habilidades de leitura, conversação, escrita, redação e compreensão auditiva dos candidatos.

A English Exclusive preparou este artigo para você saber mais sobre os 6 principais exames de proficiência em inglês. Atente-se às características de cada um e escolha a certificação que corresponda aos seus objetivos. Boa leitura!

6 principais exames de proficiência em inglês

TOEFL

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é um dos exames de proficiência em inglês mais requisitados nos Estados Unidos e no Canadá. Ele é aceito em mais de 9 mil universidades e outras instituições de ensino em 130 países. Sua aplicação é feita pelo ETS, instituição dos EUA sem fins lucrativos, por meio de 4 testes online: compreensão de texto, compreensão auditiva, exame oral e exame escrito.

Aproximadamente, 1h20 da avaliação é dedicada à leitura, 1h30 à compreensão auditiva, 20 minutos para conversação e 50 minutos para redação. No total, a prova do TOEFL dura cerca de 270 minutos e o resultado é divulgado em 10 dias. A certificação tem validade de 2 anos e pode ser utilizada para emissão de vistos de trabalho e de residência em departamentos de imigração.

IELTS

exames de proficiência em inglês: quais são?

O IELTS (International English Language Testing System) é indicado para quem deseja imigrar para o Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Além disso, é válido para pessoas que buscam vagas em universidades nesses países. O exame é dividido em 4 provas feitas no mesmo dia: interpretação oral, interpretação de texto, redação e conversação.

A duração total das avaliações é cerca de 175 minutos e o resultado é divulgado após 13 dias corridos. O IELTS tem validade de 2 anos e sua pontuação varia de 0 a 9 pontos. Cada instituição define a nota mínima que o candidato precisa atingir para ingressar na universidade.

Cambridge

cambridge e seus exames de proficiência em inglês

A Universidade de Cambridge produz diversos exames de proficiência em inglês, como KET, PET, FCE, CAE, CPE e TKT. Eles são utilizados para objetivos que envolvam avaliação institucional e candidatura a universidades do Reino Unido. Além disso, são ideais para comprovar domínio do idioma em ambientes corporativos. O exame CAE é o único que pode ser utilizado para imigração no Reino Unido.

A prova de compreensão auditiva de Cambridge conta com áudios em inglês com diferentes sotaques, como americanos, britânicos, irlandeses e australianos. Dependendo da versão do teste, as avaliações podem ter duração de 110 a 236 minutos. O resultado estará disponível para consulta entre 14 e 40 dias corridos após os exames.

Os testes de Cambridge são vitalícios, ou seja, não têm validade. Entretanto, algumas instituições podem solicitar certificados emitidos em período específico de tempo para aprovação do candidato.

SAT

O SAT (Scholastic Assessment Test) é um teste obrigatório para os alunos de Ensino Médio dos Estados Unidos que desejam ingressar nas universidades (college). O exame é parecido com o ENEM do Brasil, pois o conteúdo da avaliação é um conjunto de redação, matemática e pensamento crítico por meio de interpretação de texto. O teste dura, aproximadamente, 3 horas e 45 minutos no total.

Brasileiros que buscam estudar em instituições americanas de ensino superior podem fazer a prova do SAT (em inglês, é claro). Geralmente, as universidades adotam cotas que devem ser preenchidas anualmente, e os brasileiros compreendem a cota para latinos.

PTE

O PTE Academic (Pearson Test of English) é um teste de proficiência em inglês via computador bem requisitado. Ele é aceito em instituições de ensino nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. A avaliação do PTE tem duração de 3 horas e é dividida em 3 etapas: speaking e writing (fala e escrita), reading (leitura) e listening (compreensão auditiva). O prazo para divulgação do resultado é de até 5 dias úteis e a quantidade de pontos exigida pode variar de acordo com os programas de estudos.

GRE

um dos exames de proficiência em inglês

O GRE (Graduate Record Examination) é exigido como requisito de admissão em diversos programas de pós-graduação nos Estados Unidos e outros países de língua inglesa. O exame é dividido em 2 tipos: virtual e impresso, e na maioria dos países ele é feito virtualmente.

A prova virtual dura cerca de 3 horas e meia, com questões sobre escrita analítica, raciocínio verbal e raciocínio quantitativo. O resultado oficial fica disponível para consulta online de 10 a 15 dias após a realização do exame. O certificado do GRE tem validade de 5 anos.

Como me preparar para obter a certificação internacional?

Depois de conhecer as características dos exames de proficiência em inglês e escolher aquele que corresponde às suas metas, chegou a hora de fazer um treinamento específico. Para isso, a English Exclusive oferece preparatório para exames internacionais. Nosso foco é preparar os alunos para as avaliações com o intuito de orientá-los à conquista do certificado internacional.

Além disso, a English Exclusive oferece aulas particulares de inglês, imersão em inglês, aulas de conversação e aulas em grupos. Disponibilizamos professores nativos, materiais didáticos de qualidade e a melhor estrutura do mercado. Entre em contato conosco e saiba o que podemos fazer por você!

Posts RecentesCategoriasTags