Conheça nosso blog
01Out
Inglês na infância: novo idioma movimentando a sala de aula

Qual a importância de aprender inglês na infância?

A primeira infância é caracterizada pela fase onde o desenvolvimento da aprendizagem possui melhor desenvolvimento. Por essa razão, as crianças que estão vivenciando esta etapa possuem uma maior capacidade de absorção de coisas novas. Por isso, aprender inglês na infância pode ser muito mais vantajoso do que se imagina! Prossiga a leitura deste artigo e veja as razões para iniciar o aprendizado da língua durante os primeiros anos de vida.

Por que aprender inglês na infância?

Especialistas afirmam que entre os 5 e 7 anos as crianças possuem mais facilidade de aprender. Por essa razão, têm mais chances de se tornarem fluente em uma língua estrangeira antes mesmo de alcançarem idade para ingressar no mercado de trabalho. Esse fator cabe ao fato que neste período a plasticidade do cérebro é maior, o que colabora para a capacidade de se adaptarem a mudanças por meio do sistema nervoso. A neuroplasticidade, nesse sentido, contribui para a construção de novas conexões neurais.
Na sequência separamos algumas razões para que você possa saber porque aprender inglês na infância é fundamental. Confira!

Inglês na infância: garantia de um futuro melhor

Memorização

A capacidade de memorização durante a infância é bem maior do que a de um adulto. Esse fenômeno acontece devido ao fato das crianças estarem mais atentas ao que é dito e possuírem maior capacidade de reprodução. Nessa medida, quando se trata do aprendizado de uma nova língua, a memorização pode ser uma chave para estimular mais o senso de percepção. Ou seja, a partir do momento que a memória grava uma estrutura, fica mais fácil organizar e combinar ideias.

Desenvolvimento da criatividade

O segundo motivo de aprender inglês na infância é o desenvolvimento da criatividade. Diferente do anterior, que possui relação natural com o corpo, esse precisa ser estimulado ao longo do tempo. Para isso, os professores poderão organizar trabalhos com os alunos onde eles poderão manusear diversos materiais para entrar em contato com a língua. A ideia, deste modo, é permitir que a diversão associada ao fator criativo permita que o aprendizado do inglês seja leve e produtivo.

Relação positiva com o idioma

Uma vez que o aprendizado de inglês é iniciado na infância é possível que a criança tenha uma melhor relação com o idioma. Tendo em vista que o primeiro contato será feito em sala de aula ou em casa, não sofrerá influências externas. Assim, o que realmente irá contar para seu desenvolvimento na língua é a forma como ela será aplicada e de que maneira a criança receberá o conteúdo.

Aumento da concentração

A quarta razão de aprender inglês na infância a ser abordada neste artigo é o aumento da concentração. Assim como um exercício físico, o aprendizado de inglês também é capaz de tirar a pessoa de sua zona de conforto. Por essa razão, ele estimula que o raciocínio da língua seja feito em associação com a capacidade de concentração do indivíduo. Em outras palavras, o aprendizado do inglês funciona como uma forma de exercitar a concentração.

Melhora da socialização

Ao aprender inglês na infância o aluno pode se tornar mais confiante e menos dependente. Assim, a melhora na socialização se dá na medida em que ele estabelece contato com diferenças culturais e aprende a lidar com situações diferentes das vivenciadas diariamente.

Inglês na infância: aluna feliz enquanto aprende um novo idioma

Pronúncia correta

Por último, mas não menos importante, o último motivo de aprender inglês na infância é se adaptar a pronúncia correta das palavras. A articulação das palavras dependerá da atenção dada a escuta. Como dissemos anteriormente, é durante a infância que essa capacidade está mais presente e, portanto, representa uma vantagem.

Gostou do nosso artigo? No blog da English Exclusive você encontra outros a respeito deste e mais temas! Não deixe de conferir quais são os conectivos de contraste em inglês, dicas para memorizar palavras e qual é a importância do inglês no ensino fundamental!

Posts RecentesCategoriasTags